Qual a importância de manter o peso adequado?
- Thaynara Rossi Gavioli

- 23 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresenta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.
Tanto a OMS como a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) apontam mais de 50% da população brasileira com sobrepeso e obesidade e junto com esses dados também aumentam o índice de diabetes e hipertensão.
Obesidade X Riscos
* Quanto maior o excesso de peso, maior será o risco de ocorrência de doenças e de morte prematura.
* O excesso de peso exige mais esforço do coração e de vários órgãos, assim como sobrecarga nas articulações que precisam suportam o peso, aumento de ocorrência de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares sendo a tensão arterial elevada, doenças respiratórias, osteoartrite, cálculo biliar etc.
* Como o peso excedente torna-se ainda mais difícil a realização do exercício físico, muito provável que entre em um ciclo vicioso, o qual leva ao aumento dos riscos de saúde e perda de forma física. Uma perda de peso de 10% já melhora a saúde.
* Apneia do sono é um problema de saúde grave diretamente associado ao peso excedente.
Uma projeção feita pela Abeso é que em 2025, aproximadamente 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos.
O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito para combater essa epidemia.
Manter o peso adequado vai muito além de "estar magro" , controlar o peso recomendado significa garantir um corpo saudável.
Peso adequado X Benefícios
* Perder peso reduz os níveis de colesterol no sangue e os níveis de triglicéridos, ambos associados ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.
* As pessoas com sobrepeso e obesidade possui duas vezes mais probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2 do que pessoas com o peso saudável. A perda de peso reduz os níveis de glicose no sangue e assim diminui o risco de diabetes.
* Manter-se com um peso saudável não só reduzirá o risco de desenvolver osteoartrite, como também diminuirá a pressão nas articulações que suportam o peso, como joelhos coluna, etc.
O controle do peso proporciona um aumento da auto-estima e na sensação de bem-estar, assim também melhora a aparência.
Dicas:
* Consuma alimentos fontes de proteínas magras como peito de frango, coxão duro, coxão mole, patinho, pernil, robalo, tainha, etc.
* Prefira alimentos fontes de carboidratos integrais como arroz, pão, macarrão, etc.
* Evite gorduras saturadas e trans. Prefira alimentos saudáveis como abacate, oleaginosas como castanhas, nozes, etc.
* Consuma açúcar e sal com moderação.
* Aumente o consumo de água!!
* Evite alimentos industrializados ricos em calorias, gorduras, açúcares, sal, realçadores de sabor e conservantes.
* Respeite os sinais de fome e saciedade.
Nenhum alimento é proibido no nosso cardápio, mas evite os excessos!




Comentários