top of page

Dietas da Moda - Qual a melhor?

Atualizado: 4 de ago. de 2020


Primeiramente, dietas da moda são "regimes" que prometem perda de peso rápida e quando divulgadas pela mídia ganham um enorme número de adeptos, por exemplo: dieta da lua, dieta do ovo, dieta mediterrânea, low carb, jejum intermitente, entre várias outras.

A televisão e a internet principalmente querem vender um "padrão de peso" o que não condiz com a realidade da população brasileira, que registrou no ano de 2019 que 55,7% das pessoas estão com sobrepeso, então, as pessoas buscam inúmeros métodos de emagrecer e então alcançar o status de beleza vendido. É, a partir disto que entram as chamadas ditas da moda, procedimentos milagrosos, efeitos fantasiosos como perder 10 kg em uma semana.


ree


  • Dieta DASH: enfatiza o aumento de alimentos ricos em proteínas, cálcio, magnésio, potássio, frutas, legumes, grãos integrais, baixa gordura de laticínios, nozes e limitando o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura saturada. IMPORTANTE: Contraindicada para portadores de insuficiência renal.

  • Dieta do Mediterrâneo: baseado no hábito de países banhados pelo Mar Mediterrâneo (Itália, sul da Espanha e Grécia), embora com culturas diferentes compartilham uma alimentação em comum. Baseia-se no consumo de alimentos naturais e frescos como po exemplo, frutas, legumes, azeite, cereais, leite, evitar alimentos industrializados como suco, salsicha, alimentos congelados, etc.

  • Low carb: definida pela Organização de Diabetes do Reino Unido, dieta para redução do consumo de carboidratos, no qual deve-se ingerir menos de 130 gramas deste macronutrientes por dia. Essa quantidade representa somente 26% da energia necessária para o organismo (sendo as recomendações mundiais de 45 a 75%), o restante deve ser ofertada pelo consumo de proteínas e gorduras boas. IMPORTANTE: Contraindicada para praticantes de atividade física e atletas principalmente pré treino.

  • Low fat: baseada na redução de gorduras, levando a menor saciedade, composta de 45 a 65% de carboidratos e 10 a 35% de proteínas.

  • Dieta Atkins: basicamente não há restrição de calórias, enfatiza o consumo de alimentos que não sejam carboidratos, ou seja, optar por carne, bacon, ovos e queijos amarelos, a gordura pode chegar a 60% por dia, enquanto os carboidratos menos de 25%.


Uma meta-análise publicada recentemente, comparou 14 dietas para perda de peso e fatores de risco de doença cardiovascular. Foram comparados 137 estudos que incluíam ou não atividade física.

As dietas low carb (Zone e Atkins), low fat (Ornish) e aquelas que moderam macronutrientes (Mediterrânea e DASH) demonstraram evidências favoráveis a perda de peso e redução da pressão arterial sistólica e diastólica. Além de ser estudos modestos, o efeito das dietas é evidente no período de 6 meses, em um período de 12 meses os efeitos desaparecem, ou seja, estagnam novamente.



Ciclo vicioso das dietas

ree

Fonte: Energié



O trabalho interdisciplinar (o qual estabelece relações entre diversas áreas de conhecimento), sempre será a alternativa mais eficiente para controlar e administrar vias metabólicas. Seguir uma dieta com ou sem rótulos e simplesmente ignorar o papel de outros profissionais envolvidos no processo, somente resultará em encurtamento na validade do trabalho do profissional nutricionista.

Tanto na vida, como na alimentação, ninguém chega a nenhum lugar sozinho.



AS DIETAS DA MODA VENDEM PROPAGANDA ENGANOSA E PODEM PREJUDICAR A SAÚDE, PRINCIPALMENTE PARA QUEM JÁ TEM UMA PREDISPOSIÇÃO A ALGUMA DOENÇA.



Em poucas palavras, as dietas da moda até podem apresentar "redução do peso" porém, com seus dias de volta contados, ou seja, possui prazo de validade.

A melhor solução sempre será uma reeducação alimentar, na qual, fica-se de bem com a comida e não ter necessidade de temê-la !



Procure sempre um profissional nutricionista para te orientar.





REFERÊNCIAS:


Comparison of dietary macronutrient patterns of 14 popular named dietary programmes for weight and cardiovascular risk factor reduction in adults: systematic review and network meta-analysis of randomised trials




 
 
 

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
Post: Blog2_Post

Thaynara Nutri - MTC

Santo André, SP, Brasil

(11) 95481-5014

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2022 by Thaynara Rossi Gavioli. Proudly created with Wix.com

  • Instagram
bottom of page