top of page

Creatina X Exercícios físicos


ree


A síntese de creatina ocorre nos rins, no fígado e no pâncreas, tendo como precursores os aminoácidos: arginina, glicina e metionina. De acordo com Bacurau, a suplementação de creatina aumenta a massa corporal total e a livre de gordura através da síntese proteica.

Estudo de Molina, 2009, mostrou que a suplementação aguda de creatina em atletas de ciclismo da modalidade mountain bike (considerada alta intensidade), demonstrou houve rápida utilização de substrato energético durante as competições, entre as observações, aumento da potência de pico, diminuição da fadiga quando comparados ao grupo placebo. 


Um estudo de 2010 de Medeiros e Colaboradores mostrou que mulheres fisicamente ativas em suplementação de creatina aumentaram a força muscular, a contração isométrica voluntária máxima quando comparadas com o grupo placebo. 


Altimari e colaboradores, 2010, observaram a suplementação de creatina durante oito semanas sobre o exercício anaeróbico em adultos jovens e o resultado? Nenhuma alteração nos parâmetros de desempenho anaeróbico. O mesmo pesquisador concluiu que o grupo que mais se beneficia com a suplementação de creatina são os vegetarianos, demonstrando que há pequenas reservas de creatina intramuscular, assim como fosfocreatina para a síntese de ATP.


Souza, 2010, realizou uma pesquisa sobre a creatina em nadadores em marcadores de lesão muscular e não foram encontrados quaisquer alterações e nem benefícios.

Percário, 2012,  apresentou que a suplementação de creatina pode gerar radicais livres (PAUSA)

(Radicais livres, são moléculas que podem ser tóxicas ao nosso organismo em excesso, podem contribuir para o surgimento de problemas de saúde como, artrite, aterosclerose, catarata, enfraquecimento do sistema imune, etc)


A resposta do corpo em aumento dos radicais livres é a utilização excessiva das reservas de antioxidante, outro dado importante é o aumento do ácido úrico em jogadores em suplementação de creatina em comparação ao grupo placebo, sendo o ácido úrico também pode estar relacionado com o estresse oxidativo.

Resumindo? O uso de creatina apresenta benefícios para atletas de ciclismo aumentando o pico e potência e diminuição da fadiga. Em mulheres ativas na contração e na força muscular. 


IMPORTANTE!! 


Willian,  Mahan e Scott nas suas diferentes pesquisas e com os resultados semelhantes concluem que, o consumo de carboidratos com a creatina aumenta as reservas de creatina muscular de maneira significativa, muito mais que a suplementação isolada do suplemento, isto quer dizer que diferente do que muitas pessoas estão acostumadas a tomar creatina em pó ou em cápsula de forma isolada, estudos mostram que a absorção de creatina se potencializa com uma fonte de carboidrato junto.


ree

Marque sua consulta

(11) 95481-5014

@thaynara_rossi

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Thaynara Nutri - MTC

Santo André, SP, Brasil

(11) 95481-5014

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2022 by Thaynara Rossi Gavioli. Proudly created with Wix.com

  • Instagram
bottom of page