Consigo melhorar minha enxaqueca com a alimentação?
- Thaynara Rossi Gavioli

- 27 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Enxaqueca é o nome de uma doença crônica e apresenta muitos fatores etiológicos como insônia, depressão, estresse, alterações hormonais, deficiências nutricionais, alimentos com potencial alergênico.
Cerca de 65% dos casos de enxaqueca está relacionada com alimentação inapropriada.
Vários alimentos podem gerar um efeito pró inflamatório no organismo e também atrapalhar a eliminação de toxinas acumuladas no nosso organismo levando ao quadro de enxaqueca.
Quais alimentos pioram os quadros?
Alimentos embutidos como salsicha, linguiça, queijos de cor amarela, cerveja, amendoim, molhos como de soja, bebidas de teor alcoólico como vinho e cerveja em especial agrava os quadros de enxaqueca.
Fontes de cafeína, café, chás mate e preto, refrigerante de cola, chocolate, tem efeito estimulante e também pioram os quadros de enxaqueca, justificada pela oscilação de vasoconstrição e vasodilatação.
Alimentação rica em gordura e frituras são fatores que geram inflamação no corpo, estimulando a dor.
Frutas cítricas contém uma substância chamada dopamina, que podem também gerar crises de enxaqueca, assim como longos períodos de jejum, pois quando diminui os níveis de glicose no sangue e o organismo não tem mais fontes de energias para manter o bom funcionamento adequado do organismo e principalmente do cérebro.
Quais alimentos melhoram os quadros?
Alimentos fontes de ômega 3 como semente de chia, linhaça, nozes e outros.
Fontes de antioxidantes que eliminam as toxinas do organismo como por exemplo azeite, grãos integrais, suco uva integral, etc.
Gengibre é um ótimo auxiliar no combate de náuseas o que muitos pacientes relatam acompanhar seus quadros de enxaqueca.
Magnésio é um mineral que ajuda no controle da pressão e com isso evitando o efeito hipertensor que resulta na dor.
Conclusão: Procure um profissional nutricionista e adeque sua alimentação e veja como é de extrema importância na melhora dos quadros de enxaqueca.




Comentários